SUSTENTABILIDADE

O Instituto Floripa Jazz, junto ao Floripa Jazz Festival 2019, valoriza a sustentabilidade, dando espaço para educação ambiental e divulgação de projetos de viés ecológico 15 minutos antes dos shows. Representantes do Instituto Lixo Zero Brasil, da COMCAP, do ReÓleo, ONGS como o Route, e jovens empreendedores locais, de Florianópolis, são convidados para compartilhar seus saberes, com a Garapuvu, Zera Waste, Trippi e Tudo Saudável. O objetivo é divulgar conceitos complexos de forma simples e repensar a responsabilidade sobre o consumo e a geração de resíduos sólidos.

O Floripa Jazz observou critérios de sustentabilidade na confecção de seus produtos personalizados, tendo produzido canudos de metal e camisetas de matéria-prima natural com a Trippi e copos duráveis com a Meu Copo Eco, dessa forma evitando a utilização de plásticos descartáveis e microplásticos nos tecidos das camisetas. Portanto, colaboramos voluntariamente com a campanha mundial “Mares Limpos” instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo interesse comum e da preservação da vida marinha e da zona costeira de Florianópolis.

AÇÕES

Nós, proporcionando a melhor gestão para resíduos sólidos, com base no conceito “lixo zero”, pedimos e contamos com a ajuda do nosso público para que separem o lixo de forma corretamente, os instruindo de acordo com a necessidade de cada local.

  • Resíduos recicláveis:

    Serão recolhidos pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis.

  • Rejeitos:

    Coletados pela COMCAP e enviados ao aterro sanitário da grande Florianópolis.

  • Resíduos orgânicos:

    Enviados para a compostagem pela empresa Agroecológica Serviços Ambientais.

RESÍDUOS ESPECIAIS

Alguns resíduos especiais não podem ser enviados ao aterro e não devem ser misturados com o lixo doméstico. Por isso, o festival ajuda você a entender melhor qual a correta destinação e até  convida a trazer lixo de casa.

É o caso dos resíduos eletroeletrônicos e óleo de cozinha, sujeitos à logística reversa, que contarão com pontos de coleta:

  • Eletroeletrônicos:

    Durante o festival serão instalados 3 PEVS para recolhimento de eletroeletrônicos no CIC, UDESC e SESC. Os resíduos vão para a nossa parceira Weee.do, especialista no aproveitamento dos materiais e reciclagem. Ex.: celular, aparelho de som, computador.

  • Óleo de cozinha:

    Também será possível destinar seu óleo de cozinha que está numa PET naquele armário em casa paradinho, sem saber como descartar. Os resíduos serão coletados pela ACIF, mediante o convênio ReÓleo, nos pontos divulgados. Como separar: Após a fritura dos alimentos, esperar o óleo de cozinha esfriar. Colocar em uma garrafa pet, utilizando um funil com gaze, se possível, para separar os resíduos sólidos. Levar a garrafa tampada até o Ecoponto.

  • Bituca de cigarro:

    Identifique pontos de coleta de bituca de cigarro, produzidos pela parceira NPD, nos ambientes onde é permitido fumar. Os resíduos serão destinados à Poiato, empresa especializada na descontaminação desse material tóxico. As bitucas são processadas e viram massa de celulose, doada para entidades cadastradas voltadas à inclusão social e geração de renda.

O engajamento do Floripa Jazz vai além da obrigatoriedade legal, no intuito de cumprir seu papel socioambiental e divulgar os conceitos de gestão de resíduos, como a logística reversa, contribuindo para uma Floripa com mais jazz e mais sustentabilidade.

Apoio institucional

Hotel Oficial

Cervejaria Oficial

Vinhos

Apoio de Mídia

Ingressos

Promoção

Assessoria de Imprensa

Patrocínio

Realização