Floripa Jazz Festival

Conheça um pouco da história do Floripa Jazz

O início do Floripa Jazz Festival, antes de ser Jurerê Jazz Festival, é muito curioso e surge nas montanhas de Santa Catarina durante um final de semana na companhia de Hermeto Pascoal e Roberto Muggiati. Isso foi no mês de julho de 2009, há exatamente 30 anos eles se encontravam no Montreux Jazz Festival com Elis Regina.

Em volta da lareira, muitas histórias, Muggiati acabava de lançar o livro “Improvisando Soluções” e havia me presenteado, todas aquelas histórias que eles compartilhavam ilustravam a minha leitura. Foi ali que tudo começou, sem eu nem saber, mas em especial a motivação está na experiência e nesse trecho do texto de apresentação do livro, assinado pelo próprio Roberto:

“Os ritmos do jazz, sua agilidade mental, sua propensão a abraçar o acaso, sua capacidade de superar as adversidades, de encontrar uma voz própria, de romper barreiras, de usar a imaginação e de aprender a liderar de um modo totalmente novo.

Tudo isso o jazz me ensinou e ensina todo dia a todo mundo. Porque mais do que uma simples forma musical, o jazz é um exercício de liberdade e um desafio à imaginação criadora levado às últimas consequências.”

Depois de 10 anos chegamos aqui, nos reinventado sempre!

Em 2019 homenageando o saxofone, que chegou com duzentos anos de atraso para a música clássica e cem anos adiantado para a popular.

“Nenhum instrumento que conheço possui esta estranha sonoridade, situada no limite do silêncio” (Hector Berlioz)

Mas foi o jazz que fez do saxofone uma estrela.

Abel Silva
Idealizador e Diretor Artístico
Floripa Jazz Festival

Quem Faz

Conheça nossa equipe

Abel Silva

Abel Silva

Diretor Artístico

Iniciou seus estudos musicais aos 4 anos e aos 16 apresentava um programa em uma rádio FM no interior de SC para o qual entrevistou Marisa Monte, Luiz Melodia, Stanley Jordan, Hermeto Pascoal entre outros. Cobriu festivais como o Hollywood Rock, a primeira aparição dos Rolling Stones no Brasil, Jethro Tull e os mais importantes eventos de música nos anos 90 no Brasil.

Estudou Direito, Comunicação Social e Gestão do Lazer e Eventos se dedicando à assessoria para a Leis de Incentivo à Cultura no período de 2002 a 2008. Idealizou e fundou o Jurerê Jazz Festival, hoje Floripa Jazz, projeto ao qual se dedica integralmente exercendo as funções de diretor artístico e coordenador geral.

Camila Andriolli

Comunicação

Musicista, técnica de som, produtora musical e bacharel em marketing e propaganda, tem experiências profissionais com publicidade, marketing, produção audiovisual, projetos musicais, técnica de som e produção musical. Acredita na arte e na cultura como ferramenta de revolução social e pessoal.

Chico Abreu

Produtor

Contrabaixista e produtor, graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no ano de 2014. Integra os projetos Skrotes, Los Desterros, Carolino e Lamaçau.

Além de músico e produtor, trabalha como técnico de som direto/microfonista, produção musical e trilha sonora para cinema e audiovisual.

Cristina Villar

Produtora

Paulista de 40 anos, formada em Publicidade, reside em Florianópolis desde 2001.

Produtora Cultural, administradora e presidente do Instituto Floripa Jazz, coordena projetos há 10 anos. Além do trabalho na área de produção e política cultural, é artista circense há mais 16 anos onde transitou pelos diversos segmentos do circo, artista de rua, ensino, pesquisa e teatro.

José João

Diretor de palco

José João é produtor da agência G3 Entretenimento. Bacharel em Administração, pós-graduado em Gestão Cultural. Já atuou como produtor na Maratona Cultural de Florianópolis, Wine and Jazz Festival, Workshop Steve Vai e atualmente é agente de projetos especiais da Orquestra Camerata Florianópolis.

Luanda Wilk

Produtora

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Cultural, atuando principalmente nos segmentos do teatro, música, música autoral e, festivais multi artes. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2014). Atua com a elaboração de ações e eventos que visam o fomento da produção cultural dentro e fora do estado de Santa Catarina.

Marcoliva

Produtor

Marcos Vanderlei Alves de Oliveira, ou simplesmente Marcoliva, é um artista multimídia: cantor, compositor, artista visual, escritor e ceramista. Atualmente, além do trabalho de música autoral, desenvolve também projetos de arte-educação em Santa Catarina.

Maria Elisabete

Produtora

Maria Elisabete é gestora de projetos culturais, sócia da Humanize Produções. Bacharel em Comunicação Hab. Relações Públicas, especializada em Mídias Digitais, onde trabalhou para Paramount e Warner Bros. Pós graduada em Gestão de Projetos Culturais pelo Celacc, USP. Já realizou produções em Dublin, Brasília, Salvador, Florianópolis e São Paulo; em festivais, circuitos, institutos, ONGs, SESCs e prefeituras.

Melina Castro

Comunicação

Nascida no Japão e neta de baiano, Mel é escritora, tradutora e jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. Estudou Artes Cênicas e interpretação para cinema no Studio Fátima Toledo e Globo-SP, passou por veículos como G1, Diário Catarinense e BBC Brasil. Trabalha há pelo menos dez anos com produção e criação de conteúdo digital.

Luísa Bresolin

Sustentabilidade

Responsável pelo plano de sustentabilidade do Floripa Jazz Festival 2019. Engajada em causas sociais e ambientais, é doutoranda em Direito na linha de Direito Ecológico e Direitos Humanos (UFSC), especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, pesquisadora premiada na área de resíduos e consumo sustentável (José Bonifácio de Andrada e Silva 2014 e 2016). Participa do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA). Associada ao Instituto O Direito por um Planeta Verde.

Apoio institucional

Hotel Oficial

Cervejaria Oficial

Vinhos

Apoio de Mídia

Ingressos

Promoção

Assessoria de Imprensa

Patrocínio

Realização