OFICINAS

OFICINA – Eu Compositor: criando canções com Gandhi Martinez
(dias 13 e 14)

Esse workshop foi pensado e desenvolvido como contrapartida ao projeto Sombras da Musa. O workshop terá duas horas de duração e será oferecida a qualquer pessoa interessada em saber sobre o universo da composição. Serão apresentados conceitos chaves no processo compositivo musical utilizando o piano como referência (tendo em vista que o piano é um instrumento bastante completo, pois abarca os aspectos melódico-harmônico-percussivo num só instrumento). O principal objetivo é proporcionar aos participantes a descoberta de alguns processos que regem o ato compositivo musical.

OFICINAS: DISTRIBUIÇÃO DIGITAL com MAURÍCIO BUSSAB (TRATORE) e PÉ NO ACELERADOR: CONDUZA SUA CARREIRA MUSICAL PELAS CURVAS DOS DIREITOS AUTORAIS com GUILHERME COUTINHO (PHONOLITE)

Nesse encontro, Mauricio Bussab, diretor e fundador da Tratore, maior distribuidora de música independente do Brasil e que está no mercado há 16 anos, discute aspectos sobre como o mercado da música mudou e destrincha os diversos caminhos pelos quais os artistas e bandas podem, atualmente, ganhar dinheiro com sua música. Fazendo um apanhado da transição do analógico para o digital, o surgimento do streaming, a volta do vinil e também falando sobre a sincronização no audiovisual, Mauricio relata sobre os meios de transformar sua música numa fonte de renda.

Na segunda palestra, ministrada por Guilherme Coutinho, músico e advogado há mais de 10 anos, tem Doutorado pela USP e recentemente fundou a Phonolite – empresa que oferece soluções para artistas e demais agentes do mercado musical, especialmente focadas em direitos autorais, o foco é mostrar um panorama das ferramentas disponíveis para aumentar os ganhos com suas músicas e como funciona o mercado no Brasil, especialmente para licenciamento, sincronização, execução pública e demais questões relacionadas com direitos autorais.

* Por ordem de chegada e sujeito à lotação. Total: 100 vagas.

OFICINA – Quartabê – O Processo de Composição Musical da Quartabê

A oficina propõe um processo aberto de criação com a Quartabê. Compartilhando com os participantes o processo criativo de composição que a banda utilizou em seu último trabalho, a partir de improvisações com pequenas células escolhidas conjuntamente os alunos desenvolverão coletivamente um arranjo. O resultado final é um tema criado, arranjado e tocado por todos os participantes.

OFICINA: MÚSICA BRASILEIRA INSTRUMENTAL por TRIO 3-63

O Trio 3-63 abordará neste workshop assuntos pertinentes à conceituação de sua sonoridade particular. Com comentários críticos sobre as peças e seus respectivos compositores, os integrantes do Trio 3-63 falarão sobre a interpenetração de códigos musicais de diferentes esferas, populares e eruditas, no repertório abordado. Serão também demonstradas as especificidades de cada instrumentista como resultado de suas pesquisas e de suas atuações no mercado profissional do Brasil na atualidade.

OFICINA DE PERCUSSÃO CRIATIVA com ANDRÉ FM (GRUPO LIVRE DE PERCUSSÃO)

A Oficina de Percussão Criativa será realizada pelo músico e educador musical André FM, integrante do GLiP, para as crianças de 8 a 10 anos do contraturno da Escola Desdobrada Osvaldo Galupo, na comunidade do Morro do Horácio. Serão 3 dias de oficina, com foco em práticas musicais que exploram o corpo como instrumento musical, introdução ao universo percussivo, dinâmicas, brincadeiras e jogos musicais interativos com instrumentos de percussão. Além de proporcionar uma vivência musical rítmica e criativa, os participantes terão a oportunidade de compor uma peça a ser apresentada juntamente com o quarteto do Grupo Livre de Percussão (GLiP), que se apresenta dia 18/05, sábado, no MIS/SC – CIC, às 17h.

* Voltada somente para alunos da rede pública de ensino.

APOIO

Apoio institucional

Hotel Oficial

Cervejaria Oficial

Vinhos

Apoio de Mídia

Ingressos

Promoção

Assessoria de Imprensa

Patrocínio

Realização